Sonorização K-array no Standard Dining Club - Campinas - SP

12/09/2018

A cena gastronômica de Campinas é uma das mais vibrantes do interior de São Paulo. É por isso que quando o Standard Dining Club abriu as portas em Julho, optou por aliar à sua culinária internacional, um espaço conceito abraçando design, arquitetura e muita tecnologia para proporcionar aos clientes experiências sensoriais por meio de luz, vídeo e sonorização.

Localizada no bairro do Cambuí, o espaço possui 365 m² e já nasceu com a ideia dos empresários André Morete e Paulo Anttogneto de juntar tecnologia e design para que fosse possível transformar a atmosfera com o passar do tempo de funcionamento do Club. “Essa ideia veio muito do business, com o foco em misturar elementos naturais, como ardósia e mármore com tecnologias de iluminação, projeção mapeada e sonorização, de forma a garantir esta transformação ao longo do tempo”, explica Otto Felix, arquiteto responsável do projeto.

Com isto em mente, o empreendimento tem o conceito Living More, que, de acordo com os proprietários representa “um modo de viver em que se extrai o melhor dos prazeres que o mundo oferece. É ser por inteiro, completo e intenso. É saber que você pode mais. Curtir mais, dançar mais, sorrir mais. Living More é um estado de espírito, uma experiência sensorial.”

Por conta do conceito de Dining Club, um dos desafios do Standard era integrar um espaço capaz de receber apresentações de música ao vivo e DJs sem perder a sofisticação arquitetônica.

Ainda mais, as formas paramétricas da parede, o espaço dedicado à projeção mapeada e o pé direito baixo tornaram o posicionamento de caixas de som um grande problema, que, mais uma vez, foi solucionado graças à tecnologia da fabricante italiana K-ARRAY. “Ao invés de tentar esconder caixas de som, fizemos o oposto, posicionando as finas e potentes caixas Kobras diretamente nas paredes, dentro do contexto da projeção mapeada, recebendo todo o conteúdo visual”, destaca Esteban Risso, diretor comercial da Gobos do Brasil, distribuidora da marca no país.

Para compor o PA Principal, a Gobos do Brasil apostou em quatro sistemas Kobra-KK102 I que são caixas passivas extremamente compactas ( 5.9 cm x 100.0 cm x 8.1 cm) pesando apenas 4,8 kg. São compostas por 16 alto-falantes de neodímio de 2” e entregam uma potência de 400 W e até 124 dB contínuo em uma faixa de 150 Hz a 20 kHz. Como complemento de graves, o sistema conta com duas unidades do Subwoofer passivos KMT21P compostas por um falante de 21” e entrega até 1800 W de potência na faixa entre 30 Hz e 150 Hz. Alimentando o PA está o amplificador de quatro canais Kommander-KA84 que entrega até 2000 W por canal a 4 Ohms e possui ainda DSP integrado para Equalização, Matrix, Níveis e Delays.
 

Já para a área do restaurante e bar, que exigia uma atmosfera mais reservada, a escolha ficou por conta de seis unidades Kobra-KK52, que são ainda mais compactas (5.9 cm x 50 cm x 8.1 cm), pesam somente 2,3 kg e agregam oito falantes de neodímio de 2” entregando 200 W de potência para 118 dB de SPL. Com uma resposta na faixa dos 150 Hz - 20 kHz, o sistema demandou um complemento de graves na forma de duas unidades de KMT12P, subwoofer extremamente compacto (43 cm X 33 cm x 32 cm) que traz um falante de 12” e entrega até 600 W na faixa de 30 Hz e 150 Hz. Com a escolha por sistemas passivos, a alimentação fica por conta do Kommander-KA24, muito similar ao modelo maior, com o mesmo DSP e os quatro canais, mas com potência de 500 W por canal.

Por fim, a o Standard Dining Club conta com uma varanda externa que também precisou ser sonorizada. Aproveitando a característica do ambiente, a opção foi por um sistema de sonorização criativo, e a escolha ficou por conta de oito unidades de KTL2, que são caixas de som que trazem também iluminação RGB com controle DMX. Os sistemas são compostos por falantes de neodímio de 2” capazes de entregar 101 dB SPL na faixa entre 150 Hz e 18 kHz. Complementando os graves, foram instalados dois KU44, que são unidades de array de quatro falantes de neodímio de 1” capazes de entregar até 84 dB de SPL entre 50 Hz e 150 Hz. Alimentando o sistema, mais uma vez um amplificador da linha Kommander, desta vez o KA14 que traz todas as facilidades presentes nas outras unidades da linha, mas com quatro canais de 300 W.

Graças à estas composições, foi possível preservar o conceito e intenção dos arquitetos e designers e ao mesmo tempo garantir uma experiência sonora condizente com a atmosfera da casa. “A K-ARRAY é a única marca do mundo que possui produtos visualmente invisíveis e ao mesmo tempo potentes, com alta qualidade. Conseguimos exponencializar esse conceito, integrando o som às belas criações que o vídeo mapping pode oferecer” finaliza Esteban Risso.

P.A. principal:
4 x Kobra-KK102 I | 2 x Thunder-KMT21P | 1 x Kommander-KA84

Complemento no bar e restaurante:
6 x Kobra-KK52 | 2 x Thunder-KMT12P | 1 x Kommander-KA24

Varanda Externa:
8 x KTL2 | 2 x KU44 | 1 x Kommander-KA14

Fotos: Cleiton Lima