O que é Mascaramento Sonoro?

Processo de adicionar um som ambiente de baixo nível e não intrusivo, projetado para proteger a confidencialidade e reduzir distrações ao diminuir a inteligibilidade da fala, deixando o ambiente acústico mais confortável. Assista o vídeo abaixo:

Como o Mascaramento Sonoro funciona?

Adicionar som deixa a fala menos inteligível

Adicionar som a um espaço faz com que ele se torne mais silencioso. Essa afirmação parece estar errada, mas não está. Isso acontece por que o som adicionado reduz a inteligibilidade da fala humana. Quando você não consegue entender o que alguém está falando, as palavras parecem lhe distrair menos - de fato, você provavelmente nem vai percebê-las.


Aqui está um exemplo de Mascaramento Sonoro no dia-a-dia. Você já teve uma conversa com alguém que está do outro lado da cozinha enquanto você está lavando louças? Quando a torneira não está aberta, você entende a pessoa perfeitamente. Ao abrir a torneira, fica bem mais difícil de ouvir e compreender o que está sendo dito. A pessoa não está falando mais baixo, mas parece que está. Isso acontece por que o barulho da água caindo está “mascarando” o som da pessoa que está falando com você.

O Mascaramento Sonoro simula este fenômeno de uma forma bem mais sofisticada e efetiva. Ao adicionar som ambiente à um espaço (como um som profissionalmente desenvolvido similar a água ou vento) você ajuda a mascarar outros ruídos no ambiente, tornando-os mais escondidos.


O Mascaramento Sonoro não elimina todos os ruídos em um ambiente; ele simplesmente reduz a área onde a fala humana é inteligível e causa distração. Nós chamamos isso de Raio de Distração.

Uma vez que o mascaramento é adicionado, ele deixa as conversas do outro lado da sala mais difíceis de serem compreendidas, e isso faz com que as pessoas falando sejam menos uma fonte de distração.



Por que você precisa de Mascaramento Sonoro?

Escritórios de planta aberta são a nova norma.

A maioria dos ambientes de escritórios modernos trazem mais espaços abertos e estações de trabalho compartilhadas e menores. Menos materiais absorvedores têm sido usados, bem como divisórias tornaram-se praticamente inexistentes e as paredes e portas são cada vez mais finas. Isso cria um desafio acústico que impacta de forma negativa na satisfação, produtividade e privacidade do ambiente de trabalho.

Mascaramento Sonoro amplia a satisfação dos colaboradores

Cerca de 24 mil funcionários de escritórios em diferentes situações (salas privadas, compartilhadas, baias e planta aberta) foram questionados sobre qual era seu nível de satisfação concernente à ruído e privacidade da fala. Aqueles com salas privativas foram os únicos satisfeitos com sua privacidade de fala, e mesmo eles classificaram o grau em 0.55 de 3 na média.

O quão satisfeito você está com a acústica de seu escritório?

Como você pode ver, pessoas que trabalham em baias ou escritórios de planta aberta estão notavelmente menos satisfeitas com seus níveis de privacidade da fala.

A falta de privacidade da fala é a preocupação número um entre os colaboradores.

O que é privacidade da fala? De forma simples, é manter a fala protegida de ouvidos alheios. Alguém com falta de privacidade da fala está ouvindo, sem querer, diversas conversas que não deveria e está preocupado que outros possam fazer o mesmo com suas conversas.


O gráfico abaixo diz tudo. O Centro de Pesquisas para Ambientes Construídos em Berkeley, na Califórnia, entrevistou mais de 25 mil funcionários em mais de duas mil instalações para determinar quais eram os principais problemas dos locais de trabalho. De todos os fatores, a privacidade da fala foi o elemento que mais se destacou no quesito insatisfação.

Distrações deixam seus funcionários menos produtivos

De acordo com uma pesquisa da universidade Irvine da Califórnia, empregados de escritório são interrompidos a cada 11 minutos e levam aproximadamente 23 minutos para voltarem ao que estavam fazendo antes da interrupção.


Estas distrações custam dinheiro

Um estudo de 2014 realizado pela Steelcase/Ipsos descobriu que os funcionários perdem cerca de 86 minutos por dia por conta de distrações causadas por ruídos. Em uma jornada de 8 horas de trabalho por dia, 86 minutos representam 18% do tempo diário. A fim de fazer um cálculo do valor monetário da perda de produtividade, seremos bem cautelosos e utilizaremos apenas metade desse valor; ou seja, 9% de perda diária. Fazendo as contas rapidamente, percebemos que uma empresa com 100 funcionários, com salários médios de 50 mil reais por ano, está perdendo 450 mil reais por ano em produtividade.


Mascaramento Sonoro ajuda seus funcionários a se concentrarem e trabalharem de forma mais eficiente.

Pesquisadores examinaram o efeito da privacidade da fala na performance de tarefas em um escritório de planta aberta sem e com o Mascaramento Sonoro. Participantes em escritórios que empregavam a solução apresentaram memória de curto prazo melhor do que os que estavam nos ambientes sem o Mascaramento Sonoro.

Aumento da memória numérica e de palavras com Mascaramento Sonoro: + 7.8% Memória de Palavras e + 8.7% Memória Numérica.

Onde o Mascaramento Sonoro deve ser usado?

Produtos:

Uma solução acessível

O sistema patenteado QtPro é uma solução de excelente custo-benefício para proteger a privacidade da fala e reduzir distrações. Ela consiste de três simples componentes: Emissores (alto-falantes), módulos de controle e cabos que conectam os emissores aos módulos de controle. Os módulos de controle Qt® vêm em três diferentes tamanhos dependendo do espaço a ser coberto.


Emissores Qt

Os Emissores Qt são o núcleo da tecnologia Qt de Mascaramento Sonoro. São alto-falantes de dispersão direta com drivers de 1.25” e são menores do que uma caneca de café. Estes emissores entregam quatro canais de áudio independentes, fornecendo um Mascaramento Sonoro uniforme e discreto. Esta funcionalidade, junto com a capacidade de configuração fácil, faz do QtPro o mais bem projetado e efetivo sistema de Mascaramento Sonoro disponível no mercado.

Módulos de Controle

Os emissores Qt são alimentados e controlados pelos intuitivos Módulos de Controle Qt. São três modelos diferentes, dependendo do espaço à ser tratado. Um único Qt 600, por exemplo, pode controlar até 720 emissores, cobrindo mais de 6.700 m2.

Confira abaixo os modelos disponíveis:

Assista os vídeos:

Cambridge - O que é Mascaramento Sonoro?

Cambridge - Conference Room Edition

Cambridge - Sistema de Privacidade ao Paciente

Cambridge - O que é Mascaramento Sonoro?

Cambridge - Conference Room Edition

Cambridge - Sistema de Privacidade ao Paciente

Cambridge - O que é Mascaramento Sonoro?

Cambridge - Conference Room Edition

Clientes:

Depoimentos de nossos Clientes:

Os funcionários eram distraídos por conversas que ocorriam a 20 metros de distância. Quando o sistema está ligado, não dá para ouvir ninguém a mais de 6 metros.


Steve Shanks, Gerente de Áudio, Vídeo, Vigilância e Segurança da Denbury Resources inc.

Com o Qt 600 instalado, há bem menos distração de sons indesejáveis e conversas. Os pacientes e equipe agora podem sentir o ambiente positivo que queríamos proporcionar no projeto de planta aberta e atingimos níveis de satisfação do paciente mais altos


Alisson Brisson, Gerente de Operações do Hospital Wentworth-Douglass

Bibliotecas deveriam ser locais silenciosos, mas sussurros podiam ser ouvidos a 12 metros de distância. Com a ajuda da Cambridge Sound Management, agora temos uma biblioteca realmente silenciosa. Estamos maravilhados!


Bob Jarvis, Gerente de prédios e instalações do Williams College

Utilizando o Sistema da Cambridge, conseguimos eliminar o vazamento de conversas entre diferentes departamentos e corredores. Eu recomendo fortemente o Mascaramento Sonoro como uma solução para espaços com conceito de planta aberta.


Charles Rechtsteiner, Gerente de Facilities Regional da Autodesk

A Central de Atendimento do Bank of America em Boston abriga mais de 200 colaboradores. Mesmo com todo o falatório, nosso ambiente de trabalho traz privacidade e produtividade, graças ao Mascaramento Sonoro da Cambridge. A solução deles é simples e funciona! Eu não abriria um call center sem ela.


Edward Klemm, Vice-Presidente da Central de Atendimento do Bank of America

Instalamos o QtPro em uma de nossas filiais há alguns anos para reduzir distrações geradas por conversas paralelas e também para impedir que conversas privadas dentro de salas fechadas fossem ouvidas. Ficamos tão impressionados com os resultados que sempre instalamos o QtPro em novas filiais ou em filiais que passam por reformas.


Ron Rivet, Gerente do Setor de Operações da Amica Mutual Insurance Company.

Para maiores informações, entre em contato:


+55 11 4368.8291 - www.gobos.com.br - mkt@gobos.com.br
Rua Chile, 678 - São Bernardo do Campo - SP - Brasil - CEP: 09668-100